Descobrindo a Filosofia - I

Diálogo

O filósofo francês André Comte-Sponville assim comenta o diálogo:

“O que é um filósofo? É alguém que pratica a filosofia, em outras palavras, que se serve da razão para tentar pensar o mundo e sua própria vida, a fim de se aproximar da sabedoria ou da felicidade. E isso se aprende na escola? Tem de ser aprendido, já que ninguém nasce filósofo e já que a filosofia é, antes de mais nada, um trabalho. Tanto melhor, se ele começar na escola. O importante é começar, e não parar mais. Nunca é cedo demais nem tarde demais para filosofar, dizia Epicuro (...) Digamos que só é tarde demais quando já não é possível pensar de modo algum. Pode acontecer. Mais um motivo para filosofar sem mais tardar”.

Objetivos
Ao final deste módulo você deverá ser capaz de:
* Reconhecer as principais características do pensamento filosófico.
* Contextualizar historicamente o nascimento da filosofia na Grécia.
* Compreender as principais respostas da filosofia à questão “o que é o ser humano?”
* Compreender algumas questões filosóficas sobre o ato de conhecer: O que é conhecer? O que é possível conhecer? Como conhecemos? O que é a verdade?

Vamos tratar de algumas questões levantadas pelos filósofos ao longo dos tempos. Mais do que ensinar sobre o que eles pensaram, nosso propósito é que vocês reflitam a partir desses questionamentos e aprendam a filosofar por si mesmos. A vantagem dessa atitude é o que esperamos que vocês possam descobrir.

Continua...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O nascimento da Sociologia - I

Descobrindo a Filosofia III

Descobrindo a Filosofia II